Os resultados na advocacia podem ser alcançados tão somente pelo planejamento e execução estratégicas contínuas, com base nos princípios da gestão da qualidade e da primazia pelo bom atendimento ao cliente.
Entretanto, para que tudo isso seja possível, é necessário que haja uma atenção plena às principais métricas que são obtidas das primeiras tentativas para que possam originar novos resultados, e para o crescente progresso de toda e qualquer empresa.
Antes de pensar em adquirir uma divisória para quarto drywall ou mesmo qualquer material de escritório básico, é essencial pensar no nível da importância de se estudar os dados dos retornos que são obtidos nas campanhas e até mesmo no dia a dia.
É necessário estar sempre atento aos indicadores de desempenho, pois são eles que irão possibilitar aos gestores saber se a companhia está no caminho certo, até mesmo no momento de comprar uma pasta para congresso promocional personalizada.
Por esta razão, e para que os dados sejam realmente levados à sério e avaliados com a consciência da sua devida importância, será importante abordar neste artigo o conceito desses indicadores, bem como o seu objetivo e motivos pelos quais ele deve ser usado.
Além disso, serão abordadas as melhores formas para poder utilizá-los na área da advocacia, para que até mesmo a aquisição de um papel de parede para sala pequena possa entrar na lista das métricas avaliadas.
Por fim, alguns pontos também serão argumentados em favor da importância do emprego dessa estratégia no âmbito da advocacia, em conjunto com algumas dicas de indicadores para serem utilizados nesse sentido.
Saiba o que são indicadores de desempenho
Também conhecidos como métricas de escala, ou pela sigla na língua inglesa KPI, os indicadores de desempenho são utilizados para aferir e analisar a performance de processos importantes dentro de uma companhia.
Quando as métricas são usadas, o escritório de advocacia consegue fazer uma avaliação da execução de tarefas e descobrir se elas estão gerando os resultados almejados em um determinado período ou não.
Os indicadores de desempenho são, de certa maneira, como um tipo de sinalizador ou termômetro que indica se o caminho que uma empresa decidiu seguir continua sendo seguido, e se essa decisão serviu de forma positiva para ela ou não.
Dessa forma, essas métricas são essenciais em todo e qualquer tipo de instituição. Por isso, nos escritórios de advocacia não poderia ser diferente, mesmo que nela não se necessite avaliar os resultados de itens complexos como máquina de café para padaria.
Quais são os seus objetivos?
As métricas de escala atuam da mesma forma como em qualquer companhia. Entretanto, cada negócio e nicho podem ser bastante específicos, pedindo indicadores diferentes e únicos para aferir o desempenho dos seus processos e atividades.
Tudo precisa ser medido para receber um feedback. Aquilo que não dispõe de uma métrica, muito dificilmente pode ser definido como algo que se apresenta em um grau satisfatório, excelente ou ruim, por exemplo. Faz-se necessário uma medida para servir de base.
Os indicadores-chave de desempenho ajudam as empresas a determinarem se as metas e objetivos definidos estão sendo supridos. Os escritórios de advocacia são negócios com algumas certas particularidades, com processos, atividades e atribuições diversas.
Além do mais, dependendo do tamanho, ela também pode dispor de um corpo de funcionários bem vasto, sem contar com a rede de contatos, onde uma pessoa pode achar até mesmo um despachante mais próximo.
Sendo dessa forma, é imprescindível dispor de alguns meios de verificar se as atividades mais relevantes que ocorrem na empresa são fundamentais.
Por que usar os indicadores na advocacia?
A maior parte dos advogados e advogadas não estão preocupados em medir os resultados de diferentes tarefas e práticas em seus escritórios de advocacia.
O erro, na verdade, começa na falta de gestão. Não tem como identificar o que fazer sem conhecer aquilo que tem dado resultado.
Mas a grande parte dos advogados e advogadas não faz as medições pelo fato de desconhecer como realizá-las e quais métricas precisam ser utilizadas para isso.
Por não conhecer as métricas que devem implementar, são muitos os advogados que prestam bons serviços cobrando erroneamente, de forma que, com isso, o seu escritório não consegue se manter com os lucros em dia.
Já outros possuem suas empresas sendo conduzidas de má forma e não fazem ideia de onde estão os gargalos, tudo isso devido à falta de métricas. Isso não é verdade só na área do direito, pois até mesmo uma empresa de serviço de limpeza pode mostrar o mesmo.
Por essa razão, é importante aferir o desempenho de um escritório de advocacia com vista no seu crescimento constante, tanto interno quanto externo.
Todo esse processo deve passar por avaliações de desempenho feitas de forma individual, bem como do conjunto de pessoas, atribuições e ações de curto, médio e longo prazo.
Tendo isso na mesa, é possível iniciar o processo de transição para novas medições de desempenho, recordando sempre que as métricas não devem ficar só no campo dos dados e guardadas em planilhas, pois elas são feitas para serem estudadas, revistas e utilizadas.
Como é possível usar os indicadores nesta área
A decisão pelos indicadores certos para cada negócio depende de uma avaliação bastante específica.
O que mais interessa é não perder de vista os seus objetivos enquanto indicadores de desempenho, isto é, a possibilidade de fornecer uma visão atual e complexa do escritório e auxiliar na tomada de decisões.
É necessário identificar quais são os indicadores recomendados para determinado tipo de negócio, uma vez que nenhum indicador mostra por si só a situação por completo.
Se nem mesmo um fabricante de envelope de segurança poderia negligenciar algo assim, quanto mais alguém que está atuando na área do direito.
Com a escolha adequada, é possível assegurar-se de que as decisões do escritório estão sendo tomadas a partir de dados reais e concretos.
Para citar um exemplo, se o escritório se concentra na relação com poucos clientes diferentes, a averiguação particular de desempenho com a satisfação desses consumidores pode auxiliar na decisão de reforçar a equipe e ter um público muito mais satisfeito.
Importância do indicador de desempenho nesta área
Os indicadores de desempenho não servem somente para mostrar se o resultado desejado foi atingido ou não, ou mesmo para fazer uma análise definitiva de um trajeto.
Eles podem e precisam ser usados na rotina do escritório para que seja possível existir um acompanhamento no progresso do trabalho e a realização dos ajustes necessários.
São esses indicadores que proporcionam aos administradores uma visão extensa e exata sobre a companhia, de forma que a coisa funciona de forma tão precisa na advocacia quanto em uma empresa de reforma de sofá de couro.
É necessário considerar que, exatamente pelo fato desses indicadores serem tão necessários para a criação das estratégias do escritório, eles não podem ser estabelecidos de qualquer forma.
Eles precisam estar orientados àquilo que é informação relevante para o negócio e que auxilia verdadeiramente na tomada de decisão.
6 indicadores para experimentar
Por fim, e para que o conteúdo não fique apenas na teoria, mas que se torne possível implementar cada uma dessas orientações no dia a dia de uma empresa de advocacia, será de grande utilidade citar algumas métricas para ficar atento.
Já que muito já foi argumentado em favor da importância desses fatores, em especial para o progresso da parte mais prática da companhia, não haverá mais razão para pensar que esses aspectos ficam presos apenas no mundo da teoria.
Assim, existem seis indicadores de desempenho que podem ser avaliados constantemente por esse tipo de negócio. São eles:
- Fidelidade aos prazos;
- Gastos de cada processo;
- Tempo trabalhado;
- Processos em atividade;
- Taxa de inadimplência;
- Feedback dos clientes.
Qualquer negócio precisa ter atenção aos aspectos mais importantes de toda e qualquer organização profissional, dentre os quais estão presentes os prazos, a gestão dos processos e do tempo, bem como a observância da inadimplência e dos feedbacks.
Para que uma empresa possa sobreviver no mercado da advocacia, estar atento a esses detalhes é fundamental.
Considerações finais
O conhecimento do conceito, dos objetivos práticos, dos principais motivos para uso e da relação que as métricas de desempenho possuem com o nicho dos advogados é essencial para melhorar os resultados, sobretudo para quem já trabalha na área.
Através deste artigo, foi possível conhecer diversas dicas, juntamente com alguns exemplos práticos de como gerir um negócio que atua na advocacia.
Tendo isso em vista, a aplicabilidade de cada uma dessas métricas no próprio negócio se mostra cada vez mais fundamental.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.