Inbound Marketing para Contabilidade

Inbound Marketing: O que é e como ajuda nas estratégias de marketing contábil

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Inbound Marketing para Contabilidade: O que é e como ajuda nas estratégias de marketing contábil

Saiba mais sobre o inbound marketing para contabilidade e conheça todas as vantagens que esse conjunto de estratégias pode proporcionar para você!

Chegou a hora. Vamos lá!

Você sabia que o mundo está mais conectado? Há uma enorme possibilidade de você admitir que sim, a sociedade humana, como um todo, está cada vez mais conectada, trocando e recebendo informações.

Isso se dá, em grande parte, devido à conhecida Internet. O mundo mudou e os meios digitais surgiram, proporcionando este grande meio virtual de comunicação onde quase todos nós estamos presentes.

Diariamente, a saber. Todo santo dia. Através dos meios digitais, quase tudo se encontra e quase tudo se procura. Esse fato é particularmente importante quando falamos em resultados profissionais.

Em outras palavras, quando falamos em carreira profissional, a internet é algo que jamais pode ser deixado de fora. 

A razão disso reside na realidade de que normalmente, quando precisamos de algo ou algum serviço, é nela que buscamos respostas, certo?

Quando alguém possui uma suspeita de que a saúde não vai bem, logo procura alguma consulta com um bom médico, visando solucionar o seu problema. 

E através de que forma o profissional médico é buscado? Adivinhe! Isso mesmo: em grande parte, a partir dos meios digitais.

Todo bom profissional que deseje o melhor para o seu próprio presente e futuro, precisa ter o seu lugar na internet, de algum modo. E isso inclui, sem dúvida alguma, os contadores.

Há algum tempo atrás, a divulgação do trabalho de qualquer indivíduo ou empresa era feita utilizando-se de propaganda e publicidade. 

Inbound Marketing: O que é e como ajuda nas estratégias de marketing contábil

 

Inbound Marketing: O que é e como ajuda nas estratégias de marketing contábil

Uma das maneiras mais utilizadas era justamente a interrupção. Alguém, ao consumir algo, era interrompido através de algum anúncio ou coisa assim.

Com as mudanças, as técnicas de divulgação também cresceram e evoluíram. Nasceu a internet, nasceu também o marketing. Mais ainda: o marketing digital.

Muitos profissionais da área contábil já conhecem muito bem o valor de estar presente em uma rede social, por exemplo. Muitos também já estão inteirados sobre o poder do marketing digital.

Mas o que nem todos sabem é que, dentro do próprio marketing contábil (área do marketing especializada em contabilidade), existem algumas técnicas e estratégias que podem alavancar a carreira.

Estratégias e conhecimentos que têm o poder, em suma, de gerar mais resultados, captar mais clientes, alcançar mais pessoas e, consequentemente, conquistar muito mais clientes.

Clientes dispostos a pagar bem e de modo seguro, vale dizer. Uma dessas técnicas incríveis é exatamente o Inbound Marketing. 

Que tal conhecer um pouco mais sobre de modo simples e rápido? É o que você deseja? 

Então vamos em frente!

O que é o Inbound Marketing para Contabilidade?

Inbound Marketing: O que é e como ajuda nas estratégias de marketing contábil

Antes de tudo, é sempre bom iniciarmos uma conversa deixando todos os termos devidamente claros. Para conhecermos bem o que é o inbound marketing, vamos primeiramente ao próprio nome.

A expressão inbound marketing pode ser traduzida como algo semelhante a marketing de atração. É uma estratégia elaborada visando atrair possíveis e futuros clientes através de algum tipo de mensagem. 

Um dos pontos mais interessantes é que essa estratégia já foi testada e continua sendo utilizada por várias, milhares, milhões de empresas presentes pelo mundo inteiro. Acredita?

Isso já basta para provar que, de fato, o marketing de atração produz resultados, bons frutos, além de demonstrar que é uma ótima opção para uma empresa de contabilidade, para um negócio no segmento contábil.

Mas como surgiu? Qual a origem?

Inbound Marketing: O que é e como ajuda nas estratégias de marketing contábil

Inbound Marketing e sua origem

Inbound Marketing: O que é e como ajuda nas estratégias de marketing contábil

Obviamente, o conjunto de técnicas e estratégias que formam o inbound marketing não surgiu do nada, não caiu do céu, e nem tampouco brotou da terra…

Acontece que as primeiras ideias relacionadas aos inbound marketing, segundo especialista da área, tomam alguma forma no livro “Permission Marketing”, obra lançada no ano de 1999.

Indo um pouco mais além, é fácil entender e perceber que essa ideia nasce juntamente com o próprio marketing digital, e isso é muito interessante.

Para simplificar as coisas, pensemos em figuras um pouco mais comuns: um imã, por exemplo. Pensou? Pois bem. O Inbound é semelhante a um imã, atraindo objetos que já possuem, naturalmente, alguma disposição.

Os consumidores querem algo, buscam por algo, e com a ajuda das estratégias certas, eles podem sim ser levados a encontrarem o que buscam de forma rápida e altamente eficiente.

Eficiente para ambos: consumidor e prestador de serviços/vendedor. No presente caso, podemos especificar ainda mais: clientes e contadores.

Inbound Marketing: O que é e como ajuda nas estratégias de marketing contábil

Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing

Inbound Marketing: O que é e como ajuda nas estratégias de marketing contábil

Agora que já sabemos melhor sobre do que se trata o inbound marketing e também sobre sua origem, chegou o momento de nos aprofundarmos e sabermos exatamente como essa estratégia funciona.

Mas, antes disso, é necessário abordarmos algumas questões preliminares.

Um dos modos conhecidos e utilizados por empresas e profissionais da contabilidade para alcançar mais pessoas e também divulgar a própria marca são as redes sociais. Esse é um fato bastante conhecido por todos.

Não apenas os contadores, mas também diversas outras pessoas aproveitam os recursos disponibilizados pelas redes sociais para aumentar sua visibilidade, para “marcar o território”.

Esse processo é inteiramente normal, uma vez que as redes sociais são grandes veículos de informações e divulgação, e também são espaços onde se encontram um grande número de usuários(possíveis clientes).

Nesse meio, uma das principais atitudes tomadas é o marketing de conteúdo. Uma empresa contábil abre um perfil, cria conteúdo e, pouco a pouco, vai conquistando seus interessados no assunto.

Com alguma dose de esforço a mais, os interessados podem vir a se tornar clientes fidelizados, o que acaba gerando receita e divulgando o trabalho envolvido.

Mas calma lá! Não são mil maravilhas assim. O marketing de conteúdo, assim como outros tipos, possui os seus pontos negativos, seus defeitos.

Um deles é o consumo excessivo de tempo. É possível conquistar clientes com o marketing de conteúdo? Sim. Mas o problema é que demora muito! E todo esse gasto de tempo e empenho, na verdade, é desnecessário.

Há uma via mais rápida e eficiente para os contadores. O mais legal é que você já até ouvir falar nele: é o inbound marketing.

Como funciona o Inbound Marketing

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Agora sim podemos ir ao funcionamento! Para entender, ao menos de modo resumido, o funcionamento do inbound, separamos algumas etapas envolvidas que são importantes.

O primeiro passo da estratégia consiste em atrair o cliente. Como dito antes, quando alguém precisa de algo ou quer saber sobre alguma coisa, vai direto ao navegador e pesquisa nele aquilo que bem deseja.

As opções de sites e canais que aparecem primeiro são as mais visitadas, mas detém um tráfego maior e, consequentemente, mais clientes, mais vendas. 

Este é um elemento que os contadores precisam urgentemente conhecer: posicionamento do site contábil.

Com um site contábil(site profissional especializado para contabilidade), é possível atrair a atenção do público que busca os serviços de um contador: abrir uma empresa, pagamento de impostos, etc.

Como o seu site pode ser o primeiro a ser acessado? Simples: basta entrar em contato com uma agência especializada e contratar seus serviços de SEO e divulgação.

A segunda etapa consiste em concentrar o interesse do público, ou seja, transformá-los em leads, pessoas que podem realmente se tornarem clientes da sua empresa de contabilidade.

Esse interesse é despertado, sobretudo, a partir do consumo de conteúdo de boa qualidade

Por fim, a terceira fase é a venda, a conversão propriamente dita. Com um público nutrido de conteúdo, com o interesse concentrado e segmentado, a chance de vendas é altíssima.

Viu só? A estratégia de inbound marketing para contadores, no fim das contas, não é tão simples assim.

E ela se torna tão mais simples quanto mais conhecermos sobre o chamado “funil de vendas”. 

Vamos adiante!

Funil de Vendas

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O cliente, quando acessa um site, acaba passando uma série de etapas bem pensadas que facilitam alguma tomada de decisão.

Essa série de etapas, dentro do marketing contábil, é conhecida como funil de vendas.

O funil possui três grandes etapas: 

. Topo – Descoberta

. Meio – Interesse focado

. Fundo – Tomada de decisão

No topo, o cliente descobre algo, seja um novo assunto que desconhecia, ou até mesmo um serviço que procurava(como abrir uma empresa, digamos).

Após a etapa de descoberta, entra-se no meio, onde o interesse já é mais localizado, e também é onde o cliente se envolve mais profundamente com o serviço.

Para isso, um bom conteúdo(blogs montados de forma inteligente, ebooks, emails do segmento contábil) costuma funcionar muito bem.

Por último, encontra-se o fundo, a etapa onde acontecem as contratações e vendas. 

Muito bem. O Inbound Marketing funciona muito bem quando aliado ao funil de vendas. Essa união é frutífera e, quando está nas mãos de uma agência de marketing contábil, o sucesso é garantido!

Inbound Marketing: O que é e como ajuda nas estratégias de marketing contábil

Inbound Marketing e Taxa de Conversão

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Todo esse trabalho possui um único objetivo: crescimento. Não qualquer tipo de crescimento, mas sim crescimento voltado para o seu empreendimento contábil, e também para a sua carreira.

Pensando em ajudar sempre mais, é importante também falarmos um pouco sobre a relação entre o inbound e as conversões.

A dita “conversão” nada mais é do que a conquista real dos clientes. Quanto maior o número de conquistas, maior é a chamada “taxa de conversão”.

Se você quer saber se o inbound produz bons resultados, basta observar as taxas de conversão. 

Na verdade, essa taxa é uma métrica muito importante, e ela define, entre outras coisas, a saúde do seu trabalho. Ela indica se os resultados estão sendo positivos ou não. 

Dito de outro modo, essa métrica é um fator de aferição do crescimento, e deve sim ser observada sempre. Entendido?

Não esqueça essa dica!

Conclusão

Já imaginou durante um instante? Utilizar a estratégia de inbound marketing e fazer do seu serviço contábil algo tão bem sucedido quanto as grandes empresas do mercado? É simplesmente incrível.

Mais do que incrível, é possível. Chegar a um nível assim exige muito esforço, e um contador sozinho não conseguirá, a menos que conte  com a ajuda de alguns profissionais altamente capacitados.

Eles existem, e formam o chamado marketing contábil.

Somente com um serviço assim é possível expandir o seu alcance de modo rápido e seguro. 

A boa notícia é que, além de conhecer o inbound marketing com propriedade, um serviço de divulgação que seja feito especialmente para a contabilidade é muito mais eficiente!

Essa eficiência é resultado do conhecimento da área e do trabalho bem feito. 

Contar com um serviço assim é investir da forma correta pois, dessa forma, é viável crescer de modo seguro. Muitos clientes aguardam por você. Utilize o marketing e encontre todos eles.

Sucesso absoluto!

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