Como divulgar seus serviços de contabilidade!

7 formas de divulgar seus serviços de contabilidade!

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Como divulgar seus serviços de contabilidade: 7 dicas que irão te ajudar a conquistar mais clientes.

Empresas que prestam serviços de contabilidade podem crescer de forma orgânica, considerando que tais atividades são muito procuradas por uma gama cada vez maior de pessoas.

Mas e quando é hora de, efetivamente, sair do marasmo? O que fazer? Para deslanchar, só há um caminho no mundo digital: trabalhar de forma assídua com as ferramentas e estratégias de marketing disponíveis via internet e canais online.

O mundo do marketing foi transferido para o ambiente virtual, que se mostra mais eficaz. Isso significa que uma companhia com esses fins poderá crescer rapidamente.

As atividades de marketing digital vão rondar, basicamente, o site oficial. Portanto, o primeiro passo para conseguir uma divulgação eficiente é preparar o endereço eletrônico da empresa, onde as pessoas, provavelmente, terão suas primeiras impressões.

Como divulgar seus serviços de contabilidade: 7 formas de divulgar e crescer.

A seguir, estão as principais formas de divulgação por meio de estratégias de marketing digital.

Marketing de conteúdo

O site precisa abordar conteúdos ricos, educacionais e interessantes aos seus consumidores. Afastar o tom estritamente comercial e abastá-lo com uma linguagem acessível e esclarecida, por exemplo, são boas táticas.

Responder às dúvidas, receios, desejos e ânsias do público-alvo é uma estratégia cuja eficácia é comprovada pelos mais alvos negócios que investem no marketing de conteúdo.

Por exemplo, caso se queira abordar um treinamento bombeiro militar em estratégias de marketing de conteúdo, todos os pontos que concernem ao treinamento devem ser levantados.

Landing pages

O marketing para um negócio de contabilidade será um processo. Ou seja, é uma evolução que aos poucos vai incrementando as estratégias.

Por exemplo, em algum momento do negócio, vale a pena usar landing pages para incorporar diferentes iniciativas de divulgação em seu site para angariar leads.

Essas páginas podem ser alternativas benéficas porque são como camaleões: podem mudar o tempo inteiro conforme à necessidade da empresa e à demanda por determinada campanha.

Pop-ups

Mesmo que pareçam insistentes, usar pop-ups no site geralmente aumenta as conversões, porque já capta quem se interessa ali mesmo, de forma fácil e rápida.

É como se fosse um banner que aparece enquanto se navega pela página. O link pode levar para uma landing page ou para alguma tela de contratação.

CTAs

Toda a estratégia de comunicação e marketing, não importa o motivo, precisa estar com CTAs (Call to Action) bem afiadas. Essa sigla significa, em português, “convite à ação”.

Isso é, quando um potencial cliente entra em uma página de divulgação, ele está procurando algo. E a CTA, que geralmente está em um botão, fornece isso.

Funil de vendas

O mundo das vendas, assim como o marketing, também mudou muito com a consolidação da internet e do consumo online.

As pessoas, geralmente, não confiam de prontidão em qualquer site, a menos que alguém já tenha indicado. Mas isso é mais raro considerando um site novo.

Portanto, potenciais clientes, como companhias de limpeza de telhado a seco, só vão confiar ao longo do tempo e se forem incentivados a isso por meio de um funil de vendas.

Quando se educa as pessoas por meio de conteúdos, a empresa consegue estender uma mão para quem está ali interessado em contratar um serviço. Além de envolvê-los e engajá-los.

Um funil de vendas vai transformando as fases desse potencial cliente até chegar a hora de atraí-lo para uma etapa final de contratação, em que provavelmente já houveram diversas intenções e interações.

A chave disso é: estabelecer relacionamentos para angariar clientes mais engajados e mais propensos a ficarem com a companhia por mais tempo. Um serviço de jardineiro, por exemplo, pode muito bem estar interessado em uma firma de contabilidade.

Para isso, é preciso tomar alguns passos. Em um primeiro passo, é necessário selecionar o público-alvo. Ou seja, para quem está vendendo e quais as principais mensagens que devem ser ditas para o alcance ser mais certeiro?

Criar ofertas úteis e que resolvam problemas das pessoas também é uma estratégia muito boa para um funil de vendas em um site de contabilidade. Quais dúvidas podem ser respondidas?

A oferta e a mensagem precisam estar nos lugares certos e nas estratégias certas. Como colocar uma oferta de conteúdo, por exemplo, de maneira mais eficaz na frente do consumidor ideal?

Em quais canais esses potenciais clientes são mais ativos e têm maior propensão à conversão para o negócio?

Essas perguntas são chaves para abrir um leque de possibilidades dentro do marketing de uma empresa de contabilidade. Afinal, as pessoas precisam desse serviço, assim como precisam descobrir, por exemplo, coworking perto de mim.

Mas para se diferenciar de concorrentes, a necessidade de reflexão do negócio é tamanha que se deve pensar muito e estudar todas as variáveis antes de tomar qualquer decisão. Senão isso pode virar contra a própria empresa. Decisões erradas podem custar muito caro.

Tudo isso se resume a atrair o público-alvo para dentro do site de forma orgânica, natural e da forma mais suave possível a ponto de o potencial cliente sequer perceber que está sendo sondado para adquirir o serviço.

Isso é extremamente importante para nutrir esse lead e transformá-lo em um cliente que demonstra confiança no trabalho e que, por ventura, irá indicar para outras pessoas e conhecidos, tornando a marca cada vez mais sólida no mercado.

Otimização com SEO

Mas quem pensa que já é suficiente apenas trazer conteúdos de qualidade ao site está muito enganado. Na internet, o problema está, na verdade, em como as pessoas encontrarão o negócio virtualmente.

As empresas de contabilidade podem pagar por uma estratégia de mídia paga nas redes sociais por meio de anúncios. Mas isso tem um custo muito alto e, às vezes, o retorno pode não compensar.

Por isso, quando se cria conteúdo dentro do site, é preciso implementar a estratégia de Search Engine Optimization (SEO), que nada mais é do que uma otimização classificada pelo Google como boa prática para os leitores encontrarem mais fácil um site.

Algumas dicas sobre isso são valiosas para colocar os conteúdos nas primeiras páginas do Google quando uma pessoa procura por algo que uma empresa está oferecendo:

  • Não abusar das palavras-chave nos conteúdos;
  • Usar palavras-chave que se relacionem às procuras;
  • Redigir texto rico conteudisticamente;
  • Utilizar títulos atraentes nos textos;
  • Usar subtítulos que transmitam os benefícios;
  • Usar parágrafos curtos;
  • Usar imagens e vídeos.

Por exemplo, uma venda de embalagem personalizada pode ser mais bem executada digitalmente se os seus princípios de divulgação e mercadorização estiverem alinhados a essas noções de SEO.

Enfim, essas são algumas mini-estratégias para serem usadas ao longo da criação dos conteúdos a fim de que esses textos sejam facilmente encontrados nos principais buscadores da internet.

Dessa forma, a empresa em questão não precisará de esforços de marketing para conseguir a clientela ideal, seja uma pessoa física ou uma outra empresa de impermeabilização de fachadas cerâmicas.

Se os conteúdos forem frequentes e estiverem respondendo perguntas relevantes ao público-alvo, certamente isso dará resultado lá na frente.

Interação com os potenciais clientes

Sempre que os redatores escrevem conteúdos para o blog que trabalhará algumas das estratégias já citadas, é imprescindível que haja uma interação bem feita com quem ainda ficou com dúvidas, com críticas, sugestões e até elogios.

Ou seja, qualquer tipo de interação na sessão de dúvidas do blog precisa ser correspondida. Dessa forma, quem se interessou a ponto de mandar uma mensagem naquele espaço, certamente verá com melhores olhos se sua interação for vista.

Por isso, reservar um tempo para isso é uma boa prática que não costuma ser tão valorizada, mas que pode ser muito importante para conquistar esses potenciais clientes, os quais podem ser desde estudantes a empresas de hidrojateamento e pintura.

Considerações finais

Bastante coisa que pode ser implementada, não é mesmo? Vimos sete de algumas das principais estratégias para divulgação de um negócio de contabilidade. As informações aqui podem ser poderosas para qualquer empresa desse nicho prosperar.

Mas se engana quem pensa que tudo isso precisa ser incorporado imediatamente à companhia. Claro que se fosse possível, seria muito benéfico, mas de repente só há possibilidade de colocar em prática algumas delas.

Até porque podem ocorrer limitações técnicas e de orçamento para algumas ferramentas necessárias.

Portanto, a dica principal é: começar e incrementar, aos poucos, cada estratégia de forma fluida, sem interrupções de jornada e de experiência dos clientes, seja este um serviço entrega motoboy ou qualquer outro.

Fazer testes e entender o que está funcionando e o que não está funcionando são caminhos para adequar o negócio às melhores estratégias de acordo com o que os clientes precisam.

Uma coisa é certa: o marketing digital pode, de fato, fazer a diferença se aplicado no ramo contábil.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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