Como conquistar clientes para seu escritório contábil
Como conquistar clientes para seu escritório contábil: descubra agora mesmo como conquistar mais clientes através de técnicas incríveis, e aumente suas contratações. Faça do seu escritório contábil um sucesso!
Vamos em frente, contadores!
Ao longo de suas vidas, os empresários, brasileiros ou não, inevitavelmente atravessam uma série de desafios e obstáculos.
Dentro desse cenário um pouco cansativo, algumas ferramentas/serviços necessários ao próprio funcionamento da empresa, podem acabar tomando uma forma, aos olhos do empreendedor, um pouco negativa.
Isso não é nada bom, sobretudo no que diz respeito à contabilidade, pois essa sim é uma ferramenta que não pode faltar em nenhuma boa empresa.
Aliás, falando em empresa, a contabilidade, em grande parte das vezes, também oferece os seus serviços enquanto empresa.
No caso, na pessoa de um escritório contábil.
E, como todo empreendimento, um escritório contábil também precisa se manter de alguma forma, ou seja, precisa de recursos, precisa de dinheiro! Em outras palavras: precisa de clientes.
Obviamente, para toda boa contabilidade que almeja aumentar o seu número de clientes, é necessário que antes sejam avaliados alguns pontos fundamentais. Sua capacidade, por exemplo.
Uma vez já estabelecido, com um nome respeitável e reconhecido, torna-se cada vez mais urgente dar maiores passos e crescer, aumentar o número de clientes que dispõem do serviço contábil.
Isso é fundamental: para crescer, é preciso possuir capacidade suficiente.
Mas também há um segundo cenário no qual o aumento do número de clientes torna-se algo extremamente necessário: o início de um escritório contábil.
Nesse estágio (o início), buscam-se resultados, fato naturalmente justificado.
Ninguém começa a empreender, em qualquer área que seja, para logo em seguida afundar e ir à falência, correto?
Um projeto assim não é nada viável. Muito pelo contrário, o crescimento é mesmo necessário e até esperado, em alguns casos.
Pensando nessas necessidades importantes presentes na vida de todo contador que busque ir cada vez mais adiante, elencamos algumas dicas estratégicas, através das quais se pode captar mais e mais clientes.
Muito bom, não? Confira e aumente seus resultados!
1.Conheça muito bem o seu público
Já pensou tentar vender um exemplar do Código Penal a um jardineiro? E que tal distribuir estetoscópios numa associação de Juízes de Direito? São iniciativas que cheiram a fracasso desde o início.
A quem você pretende oferecer os seus serviços de contabilidade?
É preciso definir o seu público-alvo, ou seja, quem você deseja atingir concretamente.
Tal modelo de sujeito, dentro do universo da divulgação e do marketing, é denominado pelo termo persona.
Para dar um exemplo prático: existem algumas contabilidade que focam somente em pessoas jurídicas, outras em veterinários, e assim por diante…
Esse é o primeiro passo: saber exatamente com quem se está falando, com quem se pretende falar, entendido?
2.Entenda o funcionamento do mercado
A segunda etapa já vai exigir algum esforço de pesquisa, sem dúvidas.
Seu modelo de cliente, a persona, existe efetivamente na pessoa de cada possível cliente.
Tal sujeito possui algumas necessidades, e a sua contabilidade é justamente a solução para cada uma delas. Entendeu?
Assim, une-se o útil ao agradável: o escritório contábil ganha um cliente, e um sujeito compra uma solução eficaz para o seu problema, para a sua “dor”.
Essa é mesmo uma sacada de mestre, pensada e testada por muitos e muitos serviços contábeis.
Não adianta querer captar mais clientes sem passar por essa etapa.
Além disso, entender o funcionamento do mercado, inclui também saber onde seus clientes estão localizados, o que fazem, o que exatamente costumam consumir, que lugares frequentam.
São características que auxiliam na busca e no entendimento de todo o comportamento do seu público-alvo.
E vale ainda levar em consideração outros fatores, além das características do público.
É importante considerar o cenário econômico, cultural e social no qual ele está inserido.
No fim das contas, pode acreditar, todas essas preliminares fazem uma diferença absolutamente gritante.
4. Pontue todos os seus diferenciais
Há um fato indiscutível: entre os escritórios de contabilidade existe concorrência.
Você jamais pode pensar que está sozinho, jamais. Outros escritórios concorrem diretamente com você.
Uma das formas de superar essa barreira é justamente dedicar um bom tempo a identificar todos os seus diferenciais, em comparação com a concorrência.
Sem dúvida, há algo em você que o diferencia de todos os outros, basta encontrar exatamente o quê!
Também temos de dizer o seguinte: uma forma de se destacar é utilizar-se da especialização, ou seja, concentrar-se unicamente em um determinado nicho.
Um atendimento personalizado, tempo de consolidação dentro do mercado, utilização de ferramentas tecnológicas, tudo isso importa na hora de “brigar” com a concorrência.
Vale repetir: seu escritório contábil não é o único. Você precisa se destacar. Use e abuse da criatividade!
5.Utilize o Marketing Digital
E aqui chegamos ao tema mais urgente é a ferramenta mais poderosa quando o assunto é contabilidade: o marketing digital contábil.
O termo parece alguma novidade para você?
Pois é, até mesmo o marketing digital possui duas especialidades, acredita?
Sem ele, pode ter certeza absoluta: você estará perdendo muitos clientes.
Eles estão nos meios digitais, e nesse meio você deve estar presente também!
Mas por onde começar? Como utilizar o marketing digital contábil? É simples: você possui um site?
Um site contábil é uma grande ferramenta estratégica para captar muitos e muitos clientes.
Sem ele, fica muito difícil levar seu serviço contábil a caminho do sucesso.
Atualmente, quem quer crescer e ser visto, precisa estar na internet. Repito: precisa.
Não ontem, nem mesmo amanhã: hoje. Depois pode ter sido já tarde demais, e os clientes não esperam.
Seus concorrentes conhecem bastante a importância do marketing contábil, você também precisa conhecer.
Conclusão
Por fim, será preciso ter tudo isso fixado no papel. Boas decisões levam a bons resultados.
E o que seria melhor para um escritório contábil do que uma solução estratégica em divulgação? O que poderia trazer mais clientes?
Sua contabilidade também pode ser um sucesso total, basta contar com os profissionais certos, que realmente entendem do assunto.
E não estamos falando de técnicos ou assessores especiais, não.
Estamos falando de marketing estratégico voltado para a contabilidade!
Ficou claro a importância de um serviço assim, não?
Contabilidade e marketing digital: união de sucesso completo!