Dashboard contábil: Conheça suas vantagens!

Dashboard contábil - Conheça suas vantagens

Compartilhe

Um dashboard contábil costuma ser muito usado para ajudar o dia a dia de organizações, tornando mais fácil o gerenciamento dos diversos setores de um negócio ou empreendimento.

Ele começou a ser mais reconhecido pelo fato de levar informações altamente relevantes através de gráficos, facilitando o entendimento do conteúdo para os gestores e funcionários.

Logo, esse tipo de documento permite um acesso mais livre a dados contábeis e financeiros de uma forma ampla ajudando na tomada de decisões.

Com isso em mente, o artigo a seguir tem a intenção de abordar de forma mais detalhada o que é um dashboard contábil, para que ele serve e como ele funciona.

Além disso, será explicado como o dashboard contábil ajuda na contabilidade de uma empresa que trabalha com a fabricação de brindes com logomarca, e por fim listará algumas das suas maiores vantagens.

O que é o dashboard contábil?

Um dashboard contábil é um tipo de painel que contém alguns gráficos e indicadores que ajudam a entender as informações contábeis e financeiras de uma empresa.

Ele é uma das mais valiosas ferramentas que o setor de contabilidade usa para garantir uma boa gestão contábil para todo tipo de negócio como, por exemplo, uma fabrica de gel para textura.

Como o setor recebe muitos relatórios e dados sobre as questões contábeis, os dashboards são usados como uma ajuda para fazer a organização dessas informações e tornar a visualização da situação empresarial mais fácil.

Ao invés de ter que ler uma pilha de documentos, só é preciso analisar os gráficos e o painel para ter as informações que precisa, como gestão fiscal, os lucros, os investimentos e outros valores.

Para ter um dashboard contábil de qualidade é essencial contar com um software de BI (Business Intelligence) que seja capaz de gerar os painéis através do processamento de informações.

Nos dias de hoje, os escritórios de contabilidade contam com ferramentas como essa para acompanhar mais facilmente os clientes e mostrar os resultados para eles.

Empresas modernas que oferecem almoço empresarial já estão familiarizadas com uma gestão mais estratégica e essa implementação, quando aplicada de maneira correta em seu dia a dia, pode ajudar a tomar inúmeras decisões.

Para que serve o dashboard contábil?

Um dashboard contábil serve principalmente para ajudar a apresentar os dados e os indicadores de um negócio de uma maneira muito mais prática e visual.

É possível colocar em um gráfico quanto a empresa lucrou e quanto a empresa gastou em um período específico de tempo.

Também podem ser ilustradas projeções sobre o que se espera do futuro do negócio em relação às questões financeiras com base em dados antigos e atuais.

O fato do dashboard ser capaz de resumir milhares de informações em alguns números gráficos mais autoexplicativos é um dos seus grandes diferenciais e é a característica que mais chama atenção.

Pois assim, somente o que interessa para as pessoas é mostrado e a tomada de decisão se torna muito mais rápida e até mesmo assertiva.

O fato de não precisar de nenhum tipo de atividade manual para que ela seja montada, já que é gerada através de softwares, também ajuda na agilidade da gestão contábil.

Como funciona o dashboard contábil?

Para facilitar o entendimento desses relatórios, o setor contábil transforma os relatórios em gráficos melhorando a rotina de todos os gestores.

Assim os indicadores das finanças podem mostrar de forma mais simples todas as informações importantes sobre o negócio que fabrica caixa para lanche personalizada, por exemplo.

É possível até criar modelos de dashboard mais personalizados juntando os dados contábeis e os financeiros para se ter uma noção melhor e mais otimizada sobre os dois setores.

Algumas das informações mais importantes que esse tipo de relatório deve ter, são:

Dados sobre as finanças

Os dados sobre as finanças, ou seja, os índices financeiros mostram como está a real situação do negócio, expondo todos os seus pontos.

Eles sempre estarão divididos entre índices de rentabilidade e de liquidez, por exemplo. Esses dados são essenciais pois ajudam a ter uma noção sobre pagamento de obrigações sem atraso.

Dados sobre a saúde financeira da empresa

Os dados sobre a saúde financeira também podem ser apresentados nesse gráfico e vários indicadores podem ser usados para isso, como:

  • Resultados esperados;
  • Resultados alcançados;
  • Lucros obtidos;
  • Custos de investimento.

Esses e demais dados ajudam a aumentar as chances de sucesso de um negócio que faz necessaire personalizada para lembrancinhas ou de qualquer outro segmento.

Dados comparativos

Os dados adquiridos vão ajudar na hora de fazer uma comparação de valores de orçamentos que podem ajudar muito a economizar em despesas, por exemplo.

Além disso, ajudam a ficar sabendo dos pontos que merecem mais atenção, possibilitando uma investigação das variantes de cada análise de dados.

Como ele ajuda na contabilidade?

O dashboard contábil é um dos maiores e mais importantes aliados do sucesso da gestão estratégica de um negócio, principalmente de startups.

Muitas empresas antigas não usam o BI na área contábil por achar que ele não será capaz de tratar de um setor que tem tanta burocracia e detalhes.

Mas nos últimos tempos algumas delas abriram suas mentes e já estão usando os dashboards para acompanhar todas as informações em relação à contabilidade da empresa de estação de trabalho modular.

Até porque quando se fala sobre desempenho financeiro e também sobre regularidade fiscal, qualquer empresário sabe que eles devem sempre ser monitorados para que a empresa cresça de uma maneira sustentável e dentro da lei.

E com o dashboard não é preciso perder tempo atrás de uma papelada, basta abrir o painel desejado e começar a compartilhar as informações adquiridas, podendo ser em telas de:

  • Tablets;
  • Celulares;
  • Notebooks;
  • Computadores.

Como todos os dados ficam disponíveis em tempo real, as decisões se tornam mais assertivas, o que causa um grande impacto no negócio.

Decisões assertivas são as responsáveis por levar o negócio a outro patamar e colocar seu nome no mercado como referência em seu segmento.

Quais são as vantagens do dashboard contábil?

Se uma empresa fabricante de kit de vinhos importados aplica o dashboard contábil da maneira correta em suas estratégias pode contar com uma série de vantagens.

Todas essas vantagens ajudam no crescimento do negócio e tornam a marca cada dia mais competitiva, algumas delas são:

Ajuda a minimizar erros

Os números e as operações de um negócio só podem ser priorizados se eles forem avaliados e medidos da maneira mais precisa possível.

Quando isso é feito, os indicadores possibilitam um grande entendimento em áreas que podem mostrar algum tipo de falha, assim os gestores tomam medidas certas para minimizá-las.

Ajuda a prever riscos

Quando informações são bem distribuídas, os gestores podem analisar tudo com mais detalhes e achar riscos que muitas vezes poderiam passar despercebidos sem o dashboard contábil.

É possível até mesmo avaliar um risco que já estava evidente anteriormente em outras estratégias mas que não teve a devida atenção.

Ajuda a acessar dados

Os profissionais de contabilidade devem sempre estar lidando com prazos e cumprindo obrigações, mas quando eles não conseguem acessar os dados necessários essas tarefas não podem ser realizadas.

Com a ajuda de um dashboard contábil, as informações podem ser atualizadas em tempo real, eliminando a necessidade de um relatório novo a cada nova informação que surja.

Essas e outras questões ajudam todo o setor a melhorar em várias questões assim como na produtividade, já que não perdem tempo atrás de informações que talvez não fossem encontradas por conta de algum erro ou falta de registro.

Ajuda a tornar a equipe mais participativa

As empresas que decidem usar o dashboard contábil começaram a compartilhar informações com o time que podem ajudar muito na motivação e tornar todos os membros mais participativos.

Quando eles percebem que são uma parte muito importante para os bons resultados que o negócio alcança, o seu engajamento muda, ajudando a anexar o foco na missão.

Além disso, com a possibilidade de ter em mãos os números de resultados, recompensar os colaboradores pelo seu desempenho em determinada ação fica muito mais fácil.

Fazer todos participarem dos processos da empresa como um todo, ajuda a mostrar que suas ideias estão sendo levadas em consideração.

Quando um colaborador se sente valorizado ele começa a participar muito mais ativamente das questões da empresa que faz a entrega para pessoas que gostam de comprar divisórias online ou qualquer outro produto.

Considerações finais

Depois de entender o que é o dashboard contábil, para que serve, como funciona, como ajuda na contabilidade e conhecer suas vantagens, é possível notar como essa ferramenta pode ser essencial para o seu negócio, assim como ter um site contábil.

Contar com o dashboard contábil pode ser o grande diferencial de uma empresa, o que fará com que o negócio melhore e otimize cada vez mais os seus processos.

Além disso, ajudará muito a diminuir gastos e aumentar lucros, entregando relatórios em forma de gráficos completos no final de todo mês.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Faça parte

Cadastre-se para fazer parte da nossa lista exclusiva e receber novidades no seu e-mail

Outros conteúdos

Livro caixa: saiba o que é e para que ele serve!
Contabilidade

Livro caixa: saiba o que é e para que ele serve!

O livro caixa é um documento essencial para um empreendimento, independentemente da segmentação na qual se está atuando, porque ele está ligado diretamente ao financeiro

só mais um Passo

Você está à um passo para falar com nossos consultores, preencha os dados abaixo para continuar: