7 vantagens de ter um controle financeiro!

7 vantagens de ter um controle financeiro!

Compartilhe

Sugestão de imagem

O controle financeiro empresarial é fundamental para que o negócio conquiste excelentes resultados, além de servir como ferramenta que ajuda a definir as estratégias mais adequadas e capazes de trazer rentabilidade para a empresa.

Todo negócio precisa ter dinheiro para se manter competitivo e sustentável no mercado em que atua. A organização assume uma série de compromissos financeiros, como pagamento de funcionários, compras com fornecedores, entre outros.

Mas mesmo que os lucros sejam muito bons, se o dinheiro não for devidamente administrado e controlado, é praticamente impossível usá-lo da melhor forma e fazer a organização crescer.

Muitos empreendedores cometem o erro de misturar as finanças pessoais com as finanças do negócio e isso acaba bagunçando a situação financeira e trazendo diversos problemas.

Por outro lado, aqueles que conseguem fazer um bom controle do dinheiro, obtêm diversas vantagens e tomam decisões mais assertivas sobre o que fazer com os lucros, quais são as melhores opções de investimento e assim por diante.

Para melhorar as finanças do negócio, neste artigo, será apresentado o que é controle financeiro empresarial, por que investir nessa prática e quais vantagens ela pode trazer para a corporação.

Entendendo o que é controle financeiro empresarial

A empresa que possui controle financeiro empresarial tem domínio sobre sua situação, consegue identificar riscos para a gestão e tem mais facilidade para rever estratégias.

Por meio de informações constantes provenientes de relatórios, fica mais fácil avaliar o que acontece financeiramente e tomar decisões mais assertivas.

Esse processo é indispensável para a sobrevivência da organização, melhorando os resultados de maneira segura, sempre tendo como base informações concretas.

Um fabricante de molduras de concreto para fachada terá equilíbrio sobre suas operações, consegue centralizar os dados e melhorar a gestão. Mas para que o controle financeiro seja completo, precisa das seguintes informações:

  • Controle dos gastos;
  • Controle das receitas;
  • Fluxo de caixa;
  • Contas a pagar;
  • Contas a receber.

O fluxo de caixa mostra os valores recebidos e gastos dentro de um período, considerando operações diárias e projeções.

Contas a pagar e a receber viabilizam as avaliações e traz mais equilíbrio em relação aos pagamentos e recebimentos. O controle de gastos é essencial para otimizar os processos financeiros dentro da organização.

Por fim, ao identificar como as receitas se comportam, fica mais fácil estabelecer estratégias comerciais que ajudam a aumentar as vendas.

Qual a importância de ter um controle financeiro

O controle financeiro do negócio é fundamental para encontrar equilíbrio nas contas e fazer com que a organização possa crescer, mantendo os lucros em alta.

É um processo que precisa fazer parte de pequenos, médios e grandes negócios, de acordo com suas diferenças e complexidades, além de considerar o segmento de atuação.

É uma gestão que ajuda a entender de maneira aprofundada como estão as entradas e saídas de dinheiro, além de manter as contas sempre organizadas.

Com base nele, a organização sabe se pode instalar divisória corporativa para otimizar o espaço do estabelecimento, quais são as melhores opções de investimento, além de garantir que os recursos sejam alocados da melhor maneira.

Também é muito comum ocorrer a confecção de relatórios contábeis para que os gestores embasem melhor as tomadas de decisão e compreendam o cenário atual. Isso é imprescindível para evoluir o negócio e conquistar crescimento.

O empreendedor consegue avaliar os momentos de cortes de gastos ou investimentos compatíveis com os propósitos da companhia.

Por outro lado, se o controle financeiro empresarial não fizer parte da rotina administrativa do negócio, é muito mais difícil visualizar o panorama financeiro em que ele se encontra, algo que prejudica sua consolidação no mercado e seu crescimento.

Só que além de ser um processo extremamente importante para a corporação, ele também traz muitas outras vantagens.

Vantagens do controle financeiro empresarial

Ter planejamento financeiro é indispensável, visto que a ferramenta ajuda a manter as contas em dia, além de favorecer o crescimento do negócio.

Pequenos e médios empreendedores precisam desse recurso, que também traz muitas outras vantagens, como:

Aumentar a segurança financeira

Abrir o próprio negócio, como uma loja de produtos de higiene pessoal atacado, significa investir em técnicas eficientes de controle financeiro para seu crescimento e lucro.

O empreendedor precisa ter boas ideias e colocá-las em prática, mas as coisas só vão funcionar se o orçamento estiver devidamente organizado.

A maior vantagem de alcançar conhecimento é ter segurança financeira, visto que sem ela é praticamente impossível fazer com que a organização dê certo e possa crescer.

Empreendedores que não investem em controle financeiro podem ter os lucros reduzidos, endividamento, além de grandes riscos de falência. Assim sendo, esse trabalho precisa fazer parte da rotina administrativa.

Situações previsíveis

O controle financeiro empresarial de um fabricante de estação de trabalho baia traz um panorama completo, tanto da situação atual quanto do futuro das finanças.

São informações fundamentais porque ajudam a fazer previsões bem fundamentadas, totalmente compatíveis com o desenvolvimento da companhia.

Visão de futuro

A gestão financeira da corporação facilita as decisões, sempre considerando o cenário em que a companhia está inserida e pensando nos julgamentos para que eles sejam mais assertivos.

Tal assertividade só é possível se houver um acompanhamento completo dos dados financeiros e todos os relatórios relacionados a eles.

Gestores e empreendedores conseguem ter uma visão de longo prazo, sempre considerando os aspectos mais vantajosos para a companhia.

O parecer do empreendedor vai gerar impactos positivos e muitas de suas decisões trarão benefícios ao longo do tempo.

Mais economia

Ter a capacidade de economizar no dia a dia é muito vantajoso e um dos principais benefícios que o planejamento empresarial pode trazer. A mesma situação acontece com as pessoas.

Quando o indivíduo registra todas as suas rendas e gastos, como o pagamento de assistência técnica LG de TV, consegue analisar para onde o dinheiro está indo e com isso tomar decisões que trazem mais economia.

Isso também acontece com as empresas, uma vez que todas as entradas e saídas devidamente registradas e analisadas ajudam a identificar gargalos da administração e o que fazer para superar essas questões.

Um exemplo de economia que costuma surgir é a renegociação com fornecedores. Com base nas informações dos contratos e custos mensais da companhia, fica mais fácil saber se a parceria comercial é vantajosa ou se pode melhorar.

Ademais, a qualidade do estoque aumenta, sendo possível coordenar as compras e acompanhar a movimentação do dinheiro. A economia é rotineira, podendo até mesmo reduzir os custos com conta de energia, água, internet e outros custos.

Noção realista do negócio

Um fabricante de álcool em gel lembrancinha terá uma percepção maior acerca dos pontos fortes e fracos do próprio negócio, além de poder analisar o potencial de crescimento.

É importante dizer que esse controle ajuda a considerar os reais riscos financeiros e a empresa pode agir para corrigir ou prevenir problemas no futuro.

Mais noção estratégica

O empreendedor aprende a desenvolver o pensamento estratégico, e isso se dá por conta da análise de dados e o entendimento do mercado, tendo em vista que serão feitas análises constantes.

O grande diferencial do método é que as resoluções nem consideram a visão dos gestores e informações sólidas sobre a realidade da corporação.

O gestor saberá, por exemplo, quando é o momento de oferecer um curso de segurança do trabalho para os funcionários, dentre outras decisões que se tornam mais assertivas e não prejudicam a saúde financeira.

Melhora o retorno sobre os investimentos

Quando uma pessoa abre uma empresa, precisa fazer um investimento para obter retornos. Quanto mais lucros melhor, afinal, ninguém quer investir e trabalhar muito para não receber um bom salário.

Só que no começo de um negócio, os lucros são muito baixos, mas com um bom controle financeiro empresarial, fica mais fácil superar essa fase.

Também é essencial analisar o retorno sobre os investimentos, visto que calculá-lo mostra se a corporação está tendo lucros ou prejuízos.

O gestor de um fabricante de forro de gesso resistente a água precisa dessa informação para saber como está a saúde financeira da companhia e o que pode ser feito para melhorá-la, caso seja necessário.

Considerações finais

O controle financeiro empresarial também traz muitos outros benefícios para os negócios, como precificar melhor os produtos e serviços, melhorar as estratégias para controlar o dinheiro e tomar decisões realistas.

Se o empreendedor deseja que seu negócio sobreviva e cresça, precisa tomar as rédeas de seu controle financeiro. Com ações simples do dia a dia, o dinheiro será bem administrado.

Com isso, fica mais fácil escolher investimentos assertivos, conseguir boas parcerias com fornecedores e ainda ter acesso a todas as outras vantagens que só o controle financeiro empresarial é capaz de trazer.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

Faça parte

Cadastre-se para fazer parte da nossa lista exclusiva e receber novidades no seu e-mail

Outros conteúdos

Livro caixa: saiba o que é e para que ele serve!
Contabilidade

Livro caixa: saiba o que é e para que ele serve!

O livro caixa é um documento essencial para um empreendimento, independentemente da segmentação na qual se está atuando, porque ele está ligado diretamente ao financeiro

só mais um Passo

Você está à um passo para falar com nossos consultores, preencha os dados abaixo para continuar: